domingo, 30 de setembro de 2012

rihanna

Rihanna (1988) é uma cantora, produtora musical, atriz, dançarina e designer de moda nascida em Barbados, que obteve grande sucesso nas paradas musicais norte-americanas e inglesas com canções como “Umbrella”, “SOS”, “Disturbia”, “Don’t Stop the Music” e “Shut Up And Drive”.
O nome de batismo dela é Robyn Rihanna Fenty. Possui ascendência guianense e irlandesa. Começou a cantar aos nove anos e formou a sua primeira banda na escola Charles F. Broome Memorial School aos 14 anos. O primeiro contrato foi com a gravadora Def Jam Recordings. Aos 15 anos, conheceu o produtor Evan Rogers.
O primeiro álbum foi lançado em 2005, o “Music of the Sun”, com influências claras de cantoras consagradas: Madonna, Beyoncé e Whitney Houston. O som mesclava Pop, Rythym and Blues e Dance Music. Foi certificado pelo RIAA como álbum de ouro e vendeu mais de 1 milhão de cópias. O 2º álbum, “A Girl Like Me”, foi lançado em 2006 e trouxe o hit “SOS” e uma versão da canção “Tainted Love” da Banda Soft Cell. O álbum atingiu o 5 º lugar da Billboard 200 e vendeu mais de 3 milhões de cópias.
O álbum “Good Girl Gone Bad”, lançado em 2007, foi o que Rihanna mais gostou de trabalhar e ouvi-lo. A canção “Umbrella” teve grande repercussão na Inglaterra e obteve um Grammy em 2008.
Em 2009, Rihanna lançou o álbum “Rated R”, que continha a canção "Run This Town", que ficou em 2º lugar na Bilboard Hot 100. Com o “Loud”, lançado em 2010, alcançou o 1º lugar nas paradas da Inglaterra, segundo a UK Albums Chart.
O estilo eclético de Rihanna fez com que fosse comparada a músicos de diferentes estilos. Em sua carreira musical, transitou por vários estilos como o reggae, Pop, Dance e o Blues moderno.
Rihanna também possui carreira de atriz nos filmes “The Last Dragon” (2007) e “Battleship”(2010).
Rihanna possui uma fundação, a “Believe Foundation”, criada em 2006, para ajudar crianças com doenças terminais. Em 2009, foi condecorada “Mulher do Ano” pela revista “Glamour Magazine” pelo seu trabalho no combate à violência doméstica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário