domingo, 30 de setembro de 2012

A exploração do trabalho infantil

                 Crianças no mundo do trabalho
        Na época da Revolução Industrial,a exploração do trabalho dos operários tornou-se uma fonte de enormes lucros para os capitalistas.Preocupados em pagar sálarios cada vez mais baixos,os donos de fábricas empregavam muitas crianças,grande parte delas recrutada nos orfanatos ingleses.
        Passados mais de 200 anos,a exploração do trabalho infantil ainda é muito praticada em diferentes regiões do mundo,principalmente em países de industrialização mais recente,como o Brasil.
Criança carregando troncos de árvores,sendo um trabalho para adultos
       Em todo o mundo,várias organizações oficiais e não oficiais dedicam-se a combater a exploração infantil.No entanto,apesar da ação das entidades e do controle de muitos governos,crianças continuam deixando os brinquedos e a escola para dedicar-se ao trabalho





                                    Crianças no campo
         
Criança praticando semeadura
            Nas áreas rurais,os meninos começam a trabalhar desde muito pequenos,ajudando os pais nas tarefas diárias.No entanto,ao contrário do trabalho repetitivo das fábricas,as atividades no campo envolviam diferentes tarefas:semeadura,ordenha de vacas,construção de estábulos e galinheiros,alimentação dos animais etc.
            As meninas ajudavam em casa a preparar o pão e a comida.No fim da tarde,a família se reunia para o jantar e,principalmente no inverno,as pessoas podiam conversar durante horas,aproveitando para realizar outras tarefas,como fiar,tecer,fabricar calçados,mesas e outros artigos.As festas e as feiras demarcadores eram momentos esperados pelas famílias,ocasião em que podiam encontrar pessoas diferentes e se divertir.


                                  Crianças na Cidade

             Nas cidades,a vida das crianças mudou completamente.Primeiro,o tempo de convívio na família diminuiu,pois as longas jornadas de trabalho impediam que pais e filhos pudessem desfrutar de momentos de conversa que tinham no campo.
             Nas cidades,também,as crianças perderam o estreito contato que tinham com a natureza.Já não podiam nadar no rio,subir em árvores nem andar a cavalo.A paisagem era outra:ruas sujas e estreitas,moradias apertadas e fétidas,céu escurecido pelas fumaças de chaminés

                                   Crianças na fábrica

           Inicialmente só as crianças abandonadas em orfanatos eram entregues aos patrões para trabalharem como aprendizes nas fábricas ou nas minas.Com o tempo,as crianças que tinham família seguiram o mesmo caminho.
           As crianças começavam a trabalhar por volta dos 6 anos de idade.O trabalho era monótono e muito cansativo,e o salário correspondia,em média,à quinta parte do que era pago aos adultos.
Crianças operando máquinas,no período da revolução industrial
          O turno de trabalho normalmente se estendia das 5 horas da manhã até 7 horas da noite,ou seja as crianças trabalhavam 14 horas por dia.Acidentes de trabalho e doenças decorrentes das condições insalubres das fábricas ocorriam com frequência.Muitas crianças,perderam dedos,mãos,ou braços nas fábricas inglesas.  
           








          

Nenhum comentário:

Postar um comentário