domingo, 30 de setembro de 2012

A Saúde Pública no Brasil

                                                  A SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL
             
                    Principalmente desde o século XIX,o Estado e diversar associações médicas buscaram meios de combater a proliferação de doenças no espaço urbano e,mais tarde,também no espaço rural.O conjunto dessas ações estatais orientadas para preservar a saúde da população recebe o nome de sáude pública.
                   A construção de hospitais adequados e a promoção de campanhas de vacinação e de combate a epidemias são algumas das medidas governamentais.Alguns exemplos em nosso país são o Programa Nacional de Controle Da Dengue,o Programa Nacional de DST(doenças sexualmente transmissíveis)e Aids e o Sistema Único de Saúde(SUS).
Pacientes sendo atendidos no corredor em hospital público
                    No Brasil,o acesso igualitário a hospitais e serviços de saúde é um direito de todo o cidadão.Toda e qualquer pessoa,seja ela homem ou mulher,negro ou branco,rico ou pobre,deve ser atendida da mesma maneira de qualquer região do país.
                 O direito à sáude está assegurado na Constituição Federal,mas a realidade brasileira deixa a desejar.Os pacientes dos dos hospitais públicos,geralmente de baixa renda,demoram a ser atendidos.Faltam leitos,médicos e equipamentos em grande parte desses hospitais do país.
                A precariedade da saúde pública faz crescer cada vez mais os planos de saúde privados queoferecem uma rede de médicos,laboratórios e hospitais credenciados.A adesão aos planos de saúde privada depende do pagamento de mensalidades,condição reservada a poucos brasileiros.
            
                 A SAÚDE PÚBLICA DO BRASIL PRECISA SER REVISTA!

Paciente sendo atendido em hospital particular
             

Nenhum comentário:

Postar um comentário