domingo, 30 de setembro de 2012

A Educação

                              O ensino fundamental no Brasil

               No Brasil,em 2006,havia,segundo o Ministério da Educação,mais de 160 mil estabelecimentos voltados para o ensino fundamental.
Criança estudando nos dias de hoje
              Destes,a maioria pertencia à rede pública.Somente pouco mais de 10% eram privados,muitos deles ligados a igreja católica.
             Eram ao todo mais de 1,6 milhão de professores,cerca de mentade com formação superior,que ensinavam aproximadamente 33 milhões de crianças.
            A maioria dos aluno contava com escolas equipadas com água,energia életrica e esgoto.Pouco mais da metade delas tinha biblioteca e quadra de esportes.Um numero bem menor ainda podia usufruir de televisão e internet.
Índios tendo acesso a educação
           No Brasil existem também escolas índigenas;segundo o censo escolar do Inep/MEC de 2006,são 2.423,que contam com curriculos especiais para que os índios aprendam tanto a cultura dos não índios quanto a sua própria cultura.

                                                    O Papel da Educação


                       No Brasil,assim como em diversos países do mundo,a educação ganhou,ao longo do século XX,importância crescente nos programas voltados para o desenvolvimento.A ideia era universalizar e melhorar o ensino para promover o crescimento econômico.
                     À medida que o mercado de trabalho tornou-se mais competitivo e exigente,a escola tomou para si a tarefa de qualificar os futuro empregados.As estatisticas e os indicadores educacionais são hoje um dos principais meios de diferenciar um país desenvolvido de um país subdesenvolvido.
                    Apesar dos números,a realidade da educação no Brasil enfrenta vários problemas.Na primeira edição do Pisa(Programa Internacional de Avaliação de Estudantes),realizado em 2000 para avaliar a capacidade de leitura dos jovens entre 15 e 16 anos,representando 32 países,o Brasil ficou em último lugar.
                    Na última edição do exame,realizada em 2006,que teve como foco a área de Ciências e da qual participaram estudantes de 57 países,o Brasil ficou na 52ª posição.

                                                      A Educação na História do Brasil

                    O desempenho dos jovens brasileiros no Pisa,sem dúvida;reflete questões históricas e sociais.No período colonial,a educação formal era um privilégio de poucos.O único ensino básico que qualquer pessoa devia receber era o religioso
                   Existiam poucos colégios que ensinavam a ler e a escrever,a maior parte deles pertencente aos jesuítas.Eram frequentados principalmente pro crianças de elite.Para aprender um pouco mais,era necessário partir para a Europa.
                 Em muitas fazendas,os donos das propriedade contratavam padres para cuidar da instrução das crianças na casa-grande.Ali,a príncipio,filhos de escravos tinham,no máximo,acesso aos ensinamentos católicos.
                  Nas missões,os índios não aprendiam apenas a ler e a escrever,na verdade aprendiam a ser cristãos e a ter hábitos para o trabalho sistemático nas fazendas e nos engenhos.
                  Quando o Brasil se tornou independente,em1822,apenas 16% dos integrantes da elite podiam se dizer alfabetizados.Entre os negros,somente 0,1% tinha esse privilégio. 

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