sábado, 29 de setembro de 2012

adele

Adele (1988) é cantora e compositora inglesa. Foi revelação em 2008 pela BBC e ganhadora de dois prêmios Grammy Awards em 2009 nas categorias artista revelação e vocal feminino. A canção "Someone Like You" foi o grande sucesso da cantora. Em 2012 recebeu seis prêmios na 54ª edição do Grammy.
Adele Laurie Blue Adkins (1988) nasceu em Tottenham, Londres, no dia 5 de maio de 1988. Filha de Penny Adkins e Mark Evans. Criada pela mãe, nunca teve contato com seu pai. Começou a cantar com apenas 4 anos. Aos 11 anos, foi morar perto de Londres, o que facilitou o contato com artistas. Estudou no colégio Londom School for Performing Arts & Technology (BRIT School).
Em 2006, assinou contrato com a gravadora XL Recordings. Lançou o álbum “19”, que recebeu o disco de platina no Reino Unido. Em 2011, Adele lançou o seu 2º álbum, o “21”, que teve sucesso nos Estados Unidos e na Inglaterra, com a música "Rolling in the Deep". O álbum alcançou o 1° lugar na Billboard 200, com rápidas vendagens em apenas uma semana de lançamento. A grande marca atingida por Adele foi a de ter, ao mesmo tempo, canção e álbum em primeiro lugar nas paradas de sucesso. A canção “Someone Like You” chegou ao primeiro lugar nas paradas no Reino Unido, em 2011.
O estilo musical de Adele é basicamente o soul misturado ao Pop. Suas principais influências musicais são Etta James, Roberta Flack, Aretha Franklin e Amy Winehouse. Foi apelidada de “nova rainha do soul" por sua admiração pela música negra.
Adele passou por uma cirurgia nas cordas vocais antes de lançar o DVD “Live at The Royal Albert Hall”, em novembro de 2011. A britânica que não cantava desde outubro, fez sua primeira apresentação na cerimônia do 54ª edição do Grammy, realizada em Los Angeles, no Staples Center, no dia 12 de fevereiro de 2012. Adele foi o principal destaque, recebeu 6 prêmios.

Prêmios Grammy 2012



Gravação do Ano - Rolling in the Deep
Álbum do Ano - 21
Canção do Ano - Rolling in the Deep
Melhor Performance Pop Solo - Someone Like You
Melhor Video Curto - Rolling in the Deep
Melhor Álbum Pop Vocal - 21

Nenhum comentário:

Postar um comentário